METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
Mathias Rodrigues Rocha, João Victor Arrudas Albuquerque dos Santos, Gustavo Sena Diniz
Resumo
Artigo:
METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
Esta é uma resenha do artigo intitulado “Metodologia do Ensino doVoleibol nas Aulas de Educação Física”. Este artigo é de autoria de: RuanSouza França, tendo como orientador o Dr. Ivson Conceição Silva. O artigoaqui resenhado foi publicado na revista do “Centro Universitário Maria Milza”,no ano 2022 para o curso de Licenciatura em Educação Física.O estudo, de caráter qualitativo, trata de forma imprescindível o ensinodo voleibol nas escolas, por se tratar de um esporte coletivo, é de extremaimportância para o desenvolvimento social do jovem. Além disso, por se tratarde uma modalidade mais complexa, é importante também no auxílio dodesenvolvimento de habilidades motoras e na parte cognitiva e de aptidãofísica de quem a executa. Nesse contexto, podemos ver e analisar, asprincipais dificuldades relacionadas ao ensino da modalidade de voleibol. Como principal objetivo de auxiliar os profissionais de educação física que atuamnessa área, o artigo entrega diferentes metodologias e maneiras que podemser feitas a inserção e o desenvolvimento da prática dessa modalidade nasescolas, já que o voleibol tem uma complexidade maior do que as demaismodalidades, falando em relação às exigências de habilidades motoras etécnicas, levando em consideração as regras da modalidade.No artigo, é sugerido uma sequência que seria o ideal para a progressãodas habilidades para a modalidade. O primeiro passo seria o posicionamentona quadra e suas numerações, e em seguida os fundamentos de toque e nasequência a manchete (a manchete é ensinada depois por ser mais complexa).Por fim, o fundamento de saque (iniciando o saque por baixo e depois sendointroduzido o saque tipo tênis, também devido aos níveis de complexidadeentre os dois tipos de saque). Em relação aos métodos de ensino, temos trêsque se destacam em relação à prática do voleibol. O primeiro é o “métodoanalítico”, onde é feito a explicação, demonstração e prática de cadafundamento de forma separada, com o intuito de amenizar a complexidade decada movimento e facilitar a aprendizagem de cada um deles. Na sequência,temos o “método global-funcional”, no qual consiste em realizar uma sequênciade Jogos onde os alunos aprendem e desenvolvem os fundamentos e tomadas
de decisões conforme exige o jogo. Finalizando, um método muito utilizado é o“método tecnicista, que basicamente, se baseia na repetição dos gestos com ointuito de retenção daquele fundamento a longo prazo.A partir da análise dos diferentes métodos de ensino indicados no artigo,o autor conclui que todos eles possuem sua importância e são válidos para aprática do ensino da modalidade, contudo, pode-se considerar um métodomelhor que outros. O chamado “método global”, é considerado o maisconsistente entre os três apresentados, apesar de ser mais complexo oprocesso de aprendizagem em relação às técnicas dos fundamentos, semostra melhor devido ao maior interesse dos jovens, pois já é feita a prática defato da modalidade. Já os demais métodos (analítico e tecnicista), mesmofacilitando o ensino de cada fundamento separadamente, demonstra umareceptividade menor dos alunos por ter as etapas divididas (primeiro aprendeas técnicas depois pratica de fato a modalidade), o tornando menos atrativo.Artigos como esse são de muita importância tendo em vista umacrescente em relação ao ensino-aprendizagem dos jovens nas escolas. Oesporte é uma forma de educar e ampliar as relações sociais dos alunos, semcontar a relevância no desenvolvimento motor do jovem. O estudo cita também,a diferença de foco no ensino de determinadas modalidades coletivas, comopor exemplo o futsal e handebol (que são mais populares), contudo, mostra arelevância do ensino dos demais esportes, que as vezes são prejudicadas,tanto por falta de interesse quanto por falta de materiais ou investimentos. Deforma geral, o artigo cumpre o seu objetivo principal de auxiliar os profissionaisde Educação Física no ensino da modalidade de voleibol para seus alunos,mostrando de uma forma bem explicativa, possíveis caminhos a seremseguidos para alcançarem os objetivos.
METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
Esta é uma resenha do artigo intitulado “Metodologia do Ensino doVoleibol nas Aulas de Educação Física”. Este artigo é de autoria de: RuanSouza França, tendo como orientador o Dr. Ivson Conceição Silva. O artigoaqui resenhado foi publicado na revista do “Centro Universitário Maria Milza”,no ano 2022 para o curso de Licenciatura em Educação Física.O estudo, de caráter qualitativo, trata de forma imprescindível o ensinodo voleibol nas escolas, por se tratar de um esporte coletivo, é de extremaimportância para o desenvolvimento social do jovem. Além disso, por se tratarde uma modalidade mais complexa, é importante também no auxílio dodesenvolvimento de habilidades motoras e na parte cognitiva e de aptidãofísica de quem a executa. Nesse contexto, podemos ver e analisar, asprincipais dificuldades relacionadas ao ensino da modalidade de voleibol. Como principal objetivo de auxiliar os profissionais de educação física que atuamnessa área, o artigo entrega diferentes metodologias e maneiras que podemser feitas a inserção e o desenvolvimento da prática dessa modalidade nasescolas, já que o voleibol tem uma complexidade maior do que as demaismodalidades, falando em relação às exigências de habilidades motoras etécnicas, levando em consideração as regras da modalidade.No artigo, é sugerido uma sequência que seria o ideal para a progressãodas habilidades para a modalidade. O primeiro passo seria o posicionamentona quadra e suas numerações, e em seguida os fundamentos de toque e nasequência a manchete (a manchete é ensinada depois por ser mais complexa).Por fim, o fundamento de saque (iniciando o saque por baixo e depois sendointroduzido o saque tipo tênis, também devido aos níveis de complexidadeentre os dois tipos de saque). Em relação aos métodos de ensino, temos trêsque se destacam em relação à prática do voleibol. O primeiro é o “métodoanalítico”, onde é feito a explicação, demonstração e prática de cadafundamento de forma separada, com o intuito de amenizar a complexidade decada movimento e facilitar a aprendizagem de cada um deles. Na sequência,temos o “método global-funcional”, no qual consiste em realizar uma sequênciade Jogos onde os alunos aprendem e desenvolvem os fundamentos e tomadas
de decisões conforme exige o jogo. Finalizando, um método muito utilizado é o“método tecnicista, que basicamente, se baseia na repetição dos gestos com ointuito de retenção daquele fundamento a longo prazo.A partir da análise dos diferentes métodos de ensino indicados no artigo,o autor conclui que todos eles possuem sua importância e são válidos para aprática do ensino da modalidade, contudo, pode-se considerar um métodomelhor que outros. O chamado “método global”, é considerado o maisconsistente entre os três apresentados, apesar de ser mais complexo oprocesso de aprendizagem em relação às técnicas dos fundamentos, semostra melhor devido ao maior interesse dos jovens, pois já é feita a prática defato da modalidade. Já os demais métodos (analítico e tecnicista), mesmofacilitando o ensino de cada fundamento separadamente, demonstra umareceptividade menor dos alunos por ter as etapas divididas (primeiro aprendeas técnicas depois pratica de fato a modalidade), o tornando menos atrativo.Artigos como esse são de muita importância tendo em vista umacrescente em relação ao ensino-aprendizagem dos jovens nas escolas. Oesporte é uma forma de educar e ampliar as relações sociais dos alunos, semcontar a relevância no desenvolvimento motor do jovem. O estudo cita também,a diferença de foco no ensino de determinadas modalidades coletivas, comopor exemplo o futsal e handebol (que são mais populares), contudo, mostra arelevância do ensino dos demais esportes, que as vezes são prejudicadas,tanto por falta de interesse quanto por falta de materiais ou investimentos. Deforma geral, o artigo cumpre o seu objetivo principal de auxiliar os profissionaisde Educação Física no ensino da modalidade de voleibol para seus alunos,mostrando de uma forma bem explicativa, possíveis caminhos a seremseguidos para alcançarem os objetivos.
ISSN 2179-1589