REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 8 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Estabelecimento de Metas na Aprendizagem Motora: uma Proposta de Avaliação do Comprometimento

Thalyton Souza Patrick, Lucas Silva Alexander, Paulo Oliveira Eduardo, Erick Souza Christian, Henrique Silva Biagini, Jonathan Correa Souza, Nádia Fernanda Schmitt

Resumo


O estabelecimento de metas é uma estratégia para direcionar o comportamento humano em busca de objetivos futuros. No contexto esportivo, os resultados dos estudos sobre metas são inconsistentes. Isso se deve a fatores como a definição inadequada de metas genéricas e a falta de controle do comprometimento com as metas. São necessárias mais pesquisas para entender melhor o impacto das metas em diferentes níveis de habilidade. Além disso, poucos estudos têm avaliado o comprometimento dos participantes com as metas estabelecidas. O objetivo do estudo, foi avaliar um instrumento de avaliação do comprometimento com a meta com medições objetivas.

O método utilizado, primeiramente foram a realização de arremessos para 3 pontos do basquetebol, executado perpendicular à tabela. O intuito do pré-teste, foi determinação da meta específica a ser utilizada ao longo do experimento. Para fazer a avaliação do comprometimento dos sujeitos da meta aplicou-se um questionário constituído de 2 questões sobre a utilização da meta na fase de aquisição e no pós-teste, com suas respectivas justificativas. 

Os resultados indicaram que o instrumento avalia o comprometimento com a meta, no entanto se observou necessário avaliar o comprometimento com metas genéricas e a não utilização de metas. Assim, procedeu-se a adaptação do instrumento para atingir essa finalidade.



Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO