COMPARAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS EM PARTES E COMO UM TODO E A UTILIZAÇÃO DE DICAS NA APRENDIZAGEM MOTORA DE DUAS HABILIDADES DA GINÁSTICA RÍTMICA
Maria Clara Rocha Reis, Heryck Alexandre Pereira Martins Pires Brant, André Rafael Guimarães Terra, Bruno Phillip Vieira Reis, Iago De Oliveira Xavier, Nádia Fernanda Schmitt Marinho
Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do método de ensino da prática global, bem como o uso de dicas na aprendizagem de uma habilidade seriada da Ginástica Rítmica (GR). A pesquisa envolveu 48 crianças do sexo feminino, com idade entre 9 e 10 anos, que foram divididas em 4 grupos diferentes PsD (partes sem dicas), PcD (partes com dicas), TsD (todo sem dicas) e TcD (todo com dicas). Os grupos participaram de seis aulas com o objetivo de aprender a habilidade de "Lançamento da bola seguido de um rolamento para a frente e recuperação com os pés no solo" da GR. Foram realizadas seis aulas para todos os grupos. A dica utilizada foi uma marcação colorida na parede, que determinava a altura correta do aparelho, dicas visuais e instruções verbais simples em dois grupos para auxiliar no aprendizado. Em resumo, os resultados mostram que a prática como um todo é mais efetiva na aprendizagem de habilidades complexas seriadas e que a dica pode ser uma estratégia cognitiva eficaz na promoção da aprendizagem. Esses achados têm implicações importantes para professores e treinadores de GR, bem como para a pesquisa em educação física e esporte
ISSN 2179-1589