REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 7 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Elaboração de atividade de pesquisa sobre inflamação

Stéphany Rúbia Melo Barbosa, Reane Fonseca Martins

Resumo


Este resumo tem o objetivo de relatar a realização da atividade de pesquisa “Trilha de aprendizagem sobre inflamação” que culminou com a confecção de um resumo/mapa conceitual sobre o assunto. Para sua realização, baseou-se em uma série de materiais presentes nesta trilha de aprendizagem.

A inflamação, é o processo de retirada de um agente invasor dos tecidos, caracterizada morfofisiologicamente devido às fases: irritativa (fase 1- patogênese) somada a liberação de mediadores químicos pró inflamatórios; anti-inflamatórios (fase 2- alterações vasculares adito a ativação leucocitária e simultânea a exsudação plasmática e celular -fase3) e finalmente, o processo de reparo tecidual (regeneração ou cicatrização).

A estratégia para a elaboração do mapa mental, foi utilizar os materiais da “Trilha Inflamação”: um slide e um check-list de autoria da professora. Entretanto, foi disposto de outros trabalhos como o de Histologia da Faculdade de Ciências Biomédicas da USP; Inflamação e resposta imune da Universidade Federal do ABC do curso de Engenharia Biomédica; um artigo sobre a diferença de inflamação e infecção da ABC MED e outro slide “Patologia Geral: Inflamação” presente na plataforma SlidePlayer.

Desta forma, mostra-se uma didática eficiente na dinâmica de elaboração do mapa mental, extremamente pertinente ao adequar-se às descobertas da Neurociências através da aplicação da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, que explica que aprendemos 80% ao ler, escrever e colocar em prática um conhecimento.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO