REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A Dimensão Humana nas Organizações uma revisão da literatura

Alessandra Machado Carlo, Cristian Correna Carlo

Resumo


A virada do século XX trouxe uma nova era para as indústrias, de disputa pelo mercado consumidor, de eficiência organizacional e de busca pela produtividade. Os engenheiros Frederick Taylor e Henri Fayol contribuíram enormemente para sistematização do trabalho e a evolução da produtividade das indústrias do início do século passado.

A aclamada Administração Científica fez evoluir as organizações em busca de melhorias nos processos e ganho de eficiência, porém, os aspectos ligados à dimensão humana não tiveram destaque nos estudos dos autores citados e por isso, principalmente Taylor, tornou-se alvo fácil para seus críticos.

Não que Taylor negligenciasse os aspectos humanos, mas as questões ligadas à gestão de pessoas (empregados) tinham um tratamento superficial e por vezes rude.

Um dos primeiros requisitos para um indivíduo que queira carregar lingotes como ocupação regular é ser tão estúpido e fleumático que mais se assemelhe em sua constituição mental a de um boi. (TAYLOR, 1995, p.68)

             Pouco mais tarde surgiram pesquisas mais comprometidas com a importância do tema para o contexto das organizações. Em especial destacam-se as pesquisas na Western Electric, conduzidas por Elton Mayo e G. A. Pennock, apresentadas em 1938. Conhecidas como os estudos de Hawthorne (bairro de realização da pesquisa em Chicago, Estados Unidos) foram realizadas por anos e são de fundamental importância na Teoria das Organizações.

            As experimentações em Hawthorne evidenciaram a complexidade do comportamento humano em ambiente organizacional, assim como a importância de fatores intrínsecos (não apenas as condições de trabalho) e sua influência no comportamento dos indivíduos e grupos de indivíduos nas empresas.

            O trabalho na Western Eletric teve imensa repercussão e teorias diversas surgiram para a análise da condição humana nas organizações. Em 1968, Frederick Herzberg teceu considerações bem humoradas sobre um ponto importante da dimensão humana, a motivação.

Herzbert listou uma série de motivadores pouco duradouros utilizados pelas empresas, e sustentou a teoria higiene-motivacional, onde os fatores causadores da satisfação seriam diferentes dos causadores de insatisfação. Também defendeu o enriquecimento do cargo (sobrecarga vertical) como uma forma de ligar o “motorzinho” da motivação, não sem atentar para os perigos das práticas enganosas de sobrecarga horizontal.

            No contexto da gestão de pessoas, surge outro tópico de alta relevância, a liderança nas organizações. Neste campo evidencia-se nesta resenha a visão de Cecília Bergamini (1994), na qual as características de liderança guardam profundas ligações com as características de personalidade dos indivíduos, não podendo existir, portanto, uma receita para um líder universal.

            Em tempo, vale ressaltar que a autora defende uma maior atenção das organizações para o fato de ser menos importante a busca de um o perfil de liderança idealizado, que o desenvolvimento da capacidade do líder em transformar o esforço de liderança em ações efetivas.




ISSN 2179-1589

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