REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Inclusão "UM" Universo de Possibilidades

AÍDA LINHARES BARBOZA

Resumo


Inclusão “UM” Universo de possibilidades

 

Profª Aída Linhares Barboza*

Prof. Danilo Cesar Trindade Pereira**

 

Sempre na busca da excelência a UNIVERSO/BH, teve como proposta esse ano em comemoração ao dia do Profissional de Educação Física, discutir com seus alunos da graduação em Licenciatura e Bacharelado o papel do profissional no campo da inclusão.

 

A proposta dessa atividade foi proporcionar aos acadêmicos uma discussão e reflexão sobre o papel do profissional de Educação Física na promoção da inclusão de pessoas com deficiência seja nas aulas, no esporte de rendimento ou no mercado de trabalho. Preparando nossos graduandos para intervenções na perspectiva da inclusão de seus alunos/atletas com deficiência na escola e na sociedade.

 

Busca-se também ao desenvolvermos essa atividade construir uma ação interdisciplinar entre a Educação Física e as áreas da Educação e Saúde. Estimulando nossos acadêmicos a uma reflexão crítica da educação inclusiva e da construção da Educação Física Inclusiva e suas perspectivas no âmbito escolar e não escolar contribuindo para um novo pensar da educação.

 

No primeiro momento os alunos assistiram a palestra do professor e ex-aluno da Universo/BH, Danilo Cesar, especialista em Esportes, Atividade Física Inclusivas e Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência. Espaço de exposição e discussão sobre os diversos campos de atuação dos profissionais e como atuar na intervenção dentro de cada ambiente profissional.

 

Atrelado a esse momento teórico, foi oferecido aos alunos uma oficina onde puderam perceber e avaliar a relação teoria e prática entrelaçadas a cada atividade proposta enriquecendo não só o referencial teórico, mas também o prático, proporcionado um universo de possibilidades.

 

Assunto inesgotável, a inclusão é um tema que se tem tratado a todo semestre com nossos graduandos, oferecendo subtemas que são abordados por diversos profissionais de renome no mercado de trabalho, apontando a cada encontro possibilidades de atuação e intervenção.

 

Percebe-se a cada encontro um crescente número dos nossos alunos adentrando nesse mercado de trabalho e promovendo várias práticas corporais de inclusão além de proporcionar a seus alunos, atletas ou clientes uma nova visão de sujeito dentro do contexto social. Acreditamos que esse é o papel da Universidade Cidadã criar espaços de discussão e atuação junto à sociedade.

 

 

*Professora da Universo/BH

**Professor do Centro de Referencia e Apoio a Educação Inclusiva-Rafael Veneroso(CRAEI-RV)

 

 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO