REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 7 – ANAIS – JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UTILIZAÇÃO DE FILME EM SALA DE AULA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO: Um relato de experiência

Caroline Castro de Araújo, Karinne de Oliveira Valadares, Jonathas Lisboa

Resumo


A aplicação de metodologias ativas e exitosas, pelo docente, no ensino, devem ser tão importantes quanto o conhecimento do conteúdo da disciplina. O aprendizado é eficiente quando o estudante se torna um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Com o objetivo de correlacionar o conteúdo de “Integralidade do Sistema Único de Saúde” com o filme “Escritores da Liberdade”, foi proposto aos discentes do 2º período do Curso de graduação em Nutrição de uma Universidade, um modelo de aula com recurso audiovisual para maior interação com os discentes. Após o filme, discutiu-se que os indivíduos possuem necessidades diferentes um dos outros, sonhos diferentes, vidas diferentes, e por essa razão, há a necessidade de ter postura empática e tratar o indivíduo como um todo. Foi notório que os estudantes compreenderam bem a importância da aplicação correta, perante a sociedade, do princípio de integralidade estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde; sua importância e os resultados que se pode atingir para uma melhor valorização do profissional. De acordo com o relato dos estudantes, concluiu-se que as diferentes metodologias de ensino, aplicadas ao conhecimento específico, resultam em um aprendizado de qualidade, além de construir um ambiente de ensino descontraído, chamando a atenção do aluno para detalhes não observados anteriormente, e deste modo, contribuindo para um maior aprendizado e reflexão destes perante os temas propostos em sala de aula.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Integralidade. Ensino-Aprendizagem.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO