REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO – GOIÂNIA, Nº. 11 – ANAIS - JORNADA CIENTÍFICA DE PESQUISA E EXTENSÃO

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OS BENEFÍCIOS QUE A PRATICA DE EXERCÍCIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA PODE TRAZER A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA TEA

Ana Caroline Fernandes Moreira, Neilon Carlos Santos, Kleber Mirallia de Oliveira

Resumo


O autismo, transtorno do espectro autista (TEA), é parte de um grupo de distúrbios do neurodesenvolvimento conhecidos como transtornos invasivos do desenvolvimento, caracterizados por três déficits centrais: comunicação prejudicada, interação social recíproca prejudicada e padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamentos ou interesses. Este trabalhou buscou investigar como a prática de exercícios físicos pode beneficiar crianças portadoras de TEA. Utilizamos a plataforma Google acadêmico para acessar os principais indexadores, com os uni termos citados abaixo. A prática adequada de exercícios físicos, também referidos como atividade física, diferença imposta apenas pela presença de orientação de um profissional de Educação Física (PEF), pode influenciar positivamente na saúde e no bem-estar de forma geral, atuando na prevenção e controle de doenças crônicas, além de afetar o desenvolvimento infantil. Benefícios neurológicos como mielinização neuronal mais eficiente e aumento da velocidade de reação e atenção foram observados. Entretanto, sua adoção muitas vezes é um desafio para pessoas com autismo por causa do mau funcionamento motor e baixa motivação, dificuldade no planejamento e generalização e dificuldade de autocontrole. A análise permitiu concluir que a prática de exercícios físicos sistematizados e planejados pode trazer inúmeros benefícios aos pacientes com TEA, e deve ser pelos profissionais de Educação Física o mais cedo possível para se alcançar máximo resultado.

 

Palavras-chave: Transtorno do espectro autista (TEA), Exercícios físicos, Benefícios.


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ISSN 2179-1589

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