REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS UNIVERSO – SÃO GONÇALO, Vol. 9, No 15

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A RELEVÂNCIA DA VERSÃO INFORMATIZADA DO TESTE DE RACIOCÍNIO ABSTRATO E ESPACIAL – TRAE

Alessandra Alves Fonseca, Claudio Eduardo dos Santos Costa Junior, Erick Vieira Queiroz de Oliveira, Flavia Noro de Lima

Resumo


Este estudo teve como objetivo adaptar uma escala de inteligência para a aplicação informatizada e garantir que sejam mantidas as características psicométricas da versão original da escala mesmo na aplicação eletrônica. Foram realizados dois estudos. No primeiro estudo, buscou-se avaliar a estrutura latente da versão informatizada do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial. Para tanto, a versão eletrônica foi aplicada em 540 estudantes deinstituições educacionais públicas e privadas da cidade de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, com idades entre 13 e 18 anos (M = 14,71; DP = 1,20). O Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE) foi informatizado em uma plataforma gratuita denominada de Java. A análise da estrutura interna do TRAE, versão informatizada, foi avaliada por meio da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados indicaram a adequação de um modelo unifatorial para a versão informatizada do TRAE. No segundoestudo, buscou-se avaliar a equivalência da estrutura fatorial e parâmetros dos itens entre as versões informatizadas e lápis e papel do TRAE. Participaram 318 estudantes de escolas públicas e privadas, da cidade de São Gonçalo - RJ, entre 12 e 21 anos (M = 14,69; DP = 1,27) que responderam a ambas as versões informatizada e lápis-e-papel. Os dados foram analisados no contexto da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados indicaram que o TRAE atendeu aos pressupostos de invariância do modelo. Conclui-se que o TRAE informatizado apresentou evidências de validade de estrutura interna satisfatória e equivalência ao modelo teórico, bem como invariância dos parâmetros dos itens entre a versão informatizada e a de lápis e papel. Tais resultados fornecem mais uma medida, de aplicação rápida, que colabora para a compreensão da inteligência e dos processos de aprendizagem de crianças e adolescentes em idades escolares, contribuindo principalmentepara avaliações que tenham como objetivo melhorar as estratégias de ensino e aprendizagem.

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ISSN 2179-1589

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