A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL DA CRIANÇA COM AUTISMO: SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
Gabrielly de Oliveira Soares, Cristiane Lima, Débora Alessandra de Souza, Rafaella Corrêa, Luara Carvalho
Resumo
Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento passível de identificação antes dos três anos de idade e apresenta principalmente atrasos na comunicação e na interação social. Além da contribuição dos profissionais especializados em diagnosticar e tratar o autismo, os pais têm um papel primordial em seu desenvolvimento. Desse modo, o presente artigo, objetiva avaliar a importância dessa participação como co-terapeutas de seus filhos para alcançar um melhor desenvolvimento cognitivo, social e principalmente comportamental, a partir do suporte da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como ciência de maior comprovação científica a este tratamento. Alcançando assim, a necessidade individual de cada criança para refletir nos variados contextos por ela vivido. Para tanto, foi realizado uma revisão sistemática, com levantamento bibliográfico de artigos de bases de dados eletrônicos, como Pepsic, Google Acadêmico, Centro Universitário Tiradentes, UNICAMP, Estudos IAT, Revista Facene e Perspectivas em Psicologia, publicados a partir do ano de 2011, livros, cartilha, dissertação, manuais de treinamento da ABA e os principais manuais de classificação e diagnóstico para a análise e estudo. Os resultados indicam como pontos negativos o elevado investimento financeiro e a dependência de muitas crianças aos pais, dificultando o acesso da generalização do comportamento aprendido, quando não é bem orientado pelos terapeutas. E, como pontos positivos, a afetividade que envolve a família como facilitadora do processo de aprendizagem e o suporte dos terapeutas, especialistas em ABA, aos pais, ensinando as devidas ferramentas que estimulam o desenvolvimento comportamental infantil.
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ISSN 2179-1589