CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS - JOURNAL OF STUDIES AND RESEARCH, Vol. 15, No 34 (2011)

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“A CORPORAÇÃO”: O FILME, A POLÊMICA - “The Corporation”: the Film, the Controversy

Denize Ferreira Rodrigues

Resumo


RESUMO

Optou-se por colocar em foco o filme A Corporação (The Corporation) . Essa produção, na forma de documentário, serviu de base à presente reflexão. Nele estão contidas opiniões de expoentes do mundo acadêmico e corporativo, aos quais se somam jornalistas, presidentes de organizações associativas e de fomento, e até figuras independentes como um “espião profissional”. É apresentado sob a forma de entrevistas e depoimentos, entremeados por flaxes que mostram as “ditas” ações de cidadania empresarial, maquiando outras ações, que sinalizam para o comprometimento dessa cidadania, ao ferir valores humanos universais como igualdade, respeito e liberdade, e também as morais aceitas e internalizadas pelos públicos que alcançam. Faz uma retrospectiva crítica até a Revolução Industrial, mostrando a “impessoalidade” da “pessoa” jurídica que é a Corporação. Mostra como as distorções e a ambição foram desviando-nas do seu papel social, e acentuando a busca incessante pela maximização do lucro para os acionistas. Destaca pontos contundentes como a impotência do poder público em exercer o controle sobre as Corporações, dado seu agigantamento como multinacionais, transnacionais e globais. São exibidos grandes paradoxos como a comparação de doações a programas infantis, egressas de receita obtida exatamente pela exploração do trabalho infantil. Some-se a isso, a geração de produtos que causam danos e enfermidades às pessoas e ao meio ambiente, a insuficiência de pesquisas, a vivissecção e o confinamento de animais, a patente de seres vivos, a privatização da água e outros recursos naturais, fatos que apenas servem como pano de fundo a uma infinidade de ações irresponsáveis. Nota-se uma convergência de opiniões das pessoas ouvidas, para o fato de que deve existir uma dimensão moral nos mercados, uma obrigação moral das Corporações, e que os princípios morais devem fundir-se com os seus objetivos, no seu próprio DNA. Pergunte-se: Quem é o responsável moral pelas ações da Corporação? Os acionistas, os diretores, ou todos seus “stakeholders”, aqui incluídos aqueles que compram seus produtos ou contratam seus serviços?
Palavras-Chave: corporações; ética empresarial, responsabilidade social.

ABSTRACT

We have chosen to focus our attention on a film entitled “The Corporation”. This documentary film will be the basis for our study. We have interviewed well-known personalities from both the academic and the corporate world. We have also interviewed journalists, presidents of organizations and associations to promote, and even figures as an independent "professional spy". It is presented in the form of interviews and statements, intertwined with aspects on the "so-called" corporate citizenship activities, hiding other actions, as they highlight the commitment to citizenship, but hurt universal human values such as equality, respect and freedom, and also morals as accepted and internalized by their audience. This study goes through a retrospective review starting from the Industrial Revolution, showing the "impersonality" of the "person" entity known as the Corporation. We highlight the fact that both distortions and ambition have put them apart from their social role, due to their incessantly increasing search for shareholders” profit maximization. We also point out compelling as the governmental impossibility to exert control over the corporations, given their excessive enlargement as they have become multinational, transnational and global corporations. They displayed great paradoxes as the comparison of donations to programs for children, which resources had come precisely from the exploitation of child labor. Added to this, the generation of products that cause damage and disease to people and the environment, inadequate research, vivisection and confinement of animals, patenting of living things, the privatization of water and other natural resources, facts that only serve as a backdrop to a multitude of irresponsible actions. We could perceive a convergence of our interviewees’ opinions on the fact that there must be a moral dimension in the markets, a moral obligation of corporations, and that moral principles should be merged with their goals in their own DNA. Ask yourself: Who is morally responsible for the actions of the Corporation? The shareholders, the directors, or all of its stakeholders, including those who buy their products or hire their services?
Keywords: corporations, organizational ethics, social responsibility.

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ISSN 2179-1562
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