REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 1, No 1 (2015)

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A CADEIRA COMO OBJETO ESCULTÓRICO: UMA OUTRA FACETA DE ALEJADINHO

Adriana Fernandes Sousa, Adenilse Romana Silva

Resumo


Este trabalho tratará sobre uma análise do estilo Barroco presente em um Trono Episcopal atribuída ao artista Antônio Francisco de Lisboa conhecido pelas suas obras na arquitetura e também na escultura, se destaca nas faixadas das igrejas e dos centros urbanos onde desenvolveu o Barroco Mineiro. A cadeira, que vinha sendo analisada por diversos autores pelo viés da sua funcionalidade, passa aqui a ser retratada como monumento escultórico, no qual o artista utiliza das linguagens arquitetônicas para a sua composição final. Qual a faceta do artista Aleijadinho além da escultura? Como o objeto transforma o significado? O conhecimento do artista faz sobressair da sua função de escultor e se desafiar em um novo experimento, o mobiliário. O objetivo da pesquisa é revelar a cadeira (Trono Episcopal) como objeto escultórico feito pelo artista Aleijadinho, que demostra suas possibilidades no campo plástico. Toda pesquisa foi embasada a partir de artigos que relatam o histórico social do estilo Barroco, bem como a vida e obra do artista, concluindo com uma análise do objeto em questão. Os resultados encontrados indicam a transposição de toda uma experiência e genialidade aplicada a um móvel que nos deixa crer a suas diversas possibilidades de transitar nas áreas correlatadas da arte.

Palavras-chave: Antônio Francisco de Lisboa; Barroco; cadeira; objeto escultórico.

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ISSN 2179-1589

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