REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 5 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PLANEJAMENTO, O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS DO ENSINO NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA TURMA DO TERCEIRO ANO DO COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES

Adriana Fernandes Sousa, Jeferson Jesus Aragão

Resumo


A educação é um direito de todos e deve ser incentivada, sendo o professor a ferramenta fundamental para obter sucesso, necessitando assim de habilidades e atualizações perante ao desenvolvimento social. As etapas para o desenvolvimento de uma aula são essenciais para a construção e transmissão do saber e devem ser redigidas criteriosamente no âmbito coletivo e social. Mas qual seria os passos adequados? Como construir uma aula que os alunos absorvam e apliquem seus conhecimentos na vida? Este estudo tem o objetivo de demonstrar métodos e procedimentos aplicados na sala de aula, tendo como estudo de caso a turma 3M7 do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no bairro da Vitória, no município de Salvador. Através da observação da disciplina de matemática regida pelo professor Wendell Pinheiro Leão e pelo estagiário Jeferson Aragão, percebemos que a utilização da situação-problema é fundamental para a rápida aceitação dos conceitos, obtendo assim resultados satisfatórios para o desenvolvimento da turma que estava em processo com exame do ENEM. A grande problemática deles está justamente no que podemos chamar de conhecimento prévio. A proposta de trabalho a ser desenvolvido pelos alunos, com caráter interdisciplinar, onde os mesmos deveriam escolher temas transversais e de repercussão social, e com base nestes, fizessem uma investigação de caráter científico, pesquisando contexto histórico, situação atual e impactos positivos e negativos dos referidos temas.  Diante disso, entende-se que o papel fundamental da escola pública está na formação do cidadão, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Palavra – chave: Sala de aula; Ensino; Educação.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO

Â