REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 5 (2017)

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PROGNÓSTICO DOS INTERNAUTAS BRASILEIROS CONSUMERISTAS: caracterização de consumidores que recorrem às redes sociais virtuais para registrarem suas manifestações consumeristas

Barbara Regina Lopes Costa

Resumo


Movimentos sociais têm emergido e/ou estão reorganizando-se para amparar a sociedade das consequências do moderno padrão de vida, utilizando formas inovadoras para impor suas demandas sociais, como o ato de compra e o uso das novas tecnologias. Neste contexto, a abordagem deste estudo foca o perfil dos consumidores que praticam o consumerismo no âmbito da internet e mais especificamente nas redes sociais virtuais. O consumerismo retrata ações sociais voltadas para defender os interesses dos consumidores. As investigações descritivas, por meio do levantamento de campo, aferiram dados quantitativos, utilizando questionários eletrônicos e tratamento estatístico simples, para identificar internautas que realizam manifestações nas redes sociais virtuais e definir alguns elementos demográficos e comportamentais presentes em suas relações mercadológicas. Dentre os resultados observa-se que ações consumerista são realizadas principalmente por mulheres e que são os jovens, com elevada escolaridade e membros das classes A e B os que mais utilizam as redes sociais virtuais para denunciar problemas de consumo, por estarem preocupados com qualidade de vida. Portanto, o presente estudo se coloca como mais uma forma de melhor compreender e conhecer os consumidores do século 21.


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ISSN 2179-1589

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