REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO RECIFE, Vol. 5, No 2 (2018)

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A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA VIDA PROFISSIONAL

Mirele Moutinho Lima, Andreza Marta Silva de Brito, Marvio José de Melo Moreira, Yawana Tamires Cabral Silva dos Santos, Silvio Clei Severino Rodrigues

Resumo


Introdução: As redes sociais têm se tornado ferramentas indispensáveis para a coleta de informações mais precisas nos atuais processos seletivos. Segundo a Pesquisa Internacional de Mercado de Trabalho realizada pela empresa de recrutamento Robert Half com 2.525 executivos, elas influenciam 44% das empresas brasileiras a desclassificar candidatos.  As empresas vêm utilizando as redes sociais dos candidatos como um dos processos para selecioná-los ou não para a vaga. Antes utilizadas apenas em caráter pessoal, as redes sociais passaram a ter um grande peso para construir uma boa imagem profissional. Objetivo: Este trabalho visa mostrar a importância das redes sociais na vida profissional, um dos principais fatores de destaque nesta abordagem é a tentativa de transpor a visão linear das relações e abordar a comunicação como processo social capaz de reconfigurar continuamente a organização. O contato com essas novidades amplia o horizonte não só de pessoas a procura de vagas de emprego como também para quem já se encontra bem empregado que passam a ter uma valiosa ferramenta de exposição de talentos, dinamizando a procura e seleção de perfis, otimizando tempo em processos seletivos. Nesse panorama é possível ter informações em tempo real e atualizadas sobre as experiências do profissional, dando aos recrutadores a possibilidade de serem mais assertivos nas escolhas dos profissionais.  Metodologia: A metodologia é baseada numa pesquisa qualitativa/ quantitativa, tendo como objeto de estudo o cenário brasileiro em relação as redes sociais voltadas ao mercado de trabalho, levando em consideração as atuais perspectivas de mercado e utilização deste recurso em empresas brasileiras, propondo atingir um número ilimitado de profissionais e atrair talentos são dois dos principais pontos que vêm influenciando as empresas a investirem em suas redes sociais. Atualmente, 92% das empresas possuem uma rede social, revelou o relatório da Social Media Trends. Resultado/Discussão: Ferramentas como Linkedin, Facebook, Instagram e Blogs que publicam vagas, acabam se tornando uma vitrine pessoal, podendo ou não, melhorar a exposição no mercado de trabalho. Por isso muitas empresas veem no perfil das pessoas uma oportunidade de avaliar, conhecer e recrutar de acordo com seus princípios e valores. Afinal, o comportamento nas redes reflete como diretamente no nosso dia a dia. O brasileiro já é o segundo colocado em número de horas nas redes sociais. São mais de nove horas dedicadas a internet e mais de três horas diárias gastas nas redes sociais, segundo estudo da agência "We Are Social". Com esse poder da internet no país, onde mais de 69% da população está online, conforme dados do IBGE, redes sociais e mercado de trabalho estão trabalhando lado a lado. Conclusão: Fazer uso destas ferramentas como aliadas é de grande importância para construir uma boa rede de contatos, divulgar portfólio pessoal, falar sobre assuntos relacionados ao campo de atuação, buscar recomendações de amigos, chefes ou ex-colegas. Tendo sempre em mente o bom senso antes de qualquer postagem, analisar os pontos positivos e negativos.  Quando exploradas corretamente, essas podem ajudar a construir uma imagem positiva e verdadeira de si, interagindo com as pessoas que podem, verdadeiramente, agregar algo na vida pessoal e profissional.


Palavras-Chave: Rede Social, Organização; Portfólio Pessoal.