A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA VIDA PROFISSIONAL
Resumo
Introdução: As redes sociais têm se tornado ferramentas indispensáveis para a coleta de informações mais precisas nos atuais processos seletivos. Segundo a Pesquisa Internacional de Mercado de Trabalho realizada pela empresa de recrutamento Robert Half com 2.525 executivos, elas influenciam 44% das empresas brasileiras a desclassificar candidatos. As empresas vêm utilizando as redes sociais dos candidatos como um dos processos para selecioná-los ou não para a vaga. Antes utilizadas apenas em caráter pessoal, as redes sociais passaram a ter um grande peso para construir uma boa imagem profissional. Objetivo: Este trabalho visa mostrar a importância das redes sociais na vida profissional, um dos principais fatores de destaque nesta abordagem é a tentativa de transpor a visão linear das relações e abordar a comunicação como processo social capaz de reconfigurar continuamente a organização. O contato com essas novidades amplia o horizonte não só de pessoas a procura de vagas de emprego como também para quem já se encontra bem empregado que passam a ter uma valiosa ferramenta de exposição de talentos, dinamizando a procura e seleção de perfis, otimizando tempo em processos seletivos. Nesse panorama é possível ter informações em tempo real e atualizadas sobre as experiências do profissional, dando aos recrutadores a possibilidade de serem mais assertivos nas escolhas dos profissionais. Metodologia: A metodologia é baseada numa pesquisa qualitativa/ quantitativa, tendo como objeto de estudo o cenário brasileiro em relação as redes sociais voltadas ao mercado de trabalho, levando em consideração as atuais perspectivas de mercado e utilização deste recurso em empresas brasileiras, propondo atingir um número ilimitado de profissionais e atrair talentos são dois dos principais pontos que vêm influenciando as empresas a investirem em suas redes sociais. Atualmente, 92% das empresas possuem uma rede social, revelou o relatório da Social Media Trends. Resultado/Discussão: Ferramentas como Linkedin, Facebook, Instagram e Blogs que publicam vagas, acabam se tornando uma vitrine pessoal, podendo ou não, melhorar a exposição no mercado de trabalho. Por isso muitas empresas veem no perfil das pessoas uma oportunidade de avaliar, conhecer e recrutar de acordo com seus princípios e valores. Afinal, o comportamento nas redes reflete como diretamente no nosso dia a dia. O brasileiro já é o segundo colocado em número de horas nas redes sociais. São mais de nove horas dedicadas a internet e mais de três horas diárias gastas nas redes sociais, segundo estudo da agência "We Are Social". Com esse poder da internet no país, onde mais de 69% da população está online, conforme dados do IBGE, redes sociais e mercado de trabalho estão trabalhando lado a lado. Conclusão: Fazer uso destas ferramentas como aliadas é de grande importância para construir uma boa rede de contatos, divulgar portfólio pessoal, falar sobre assuntos relacionados ao campo de atuação, buscar recomendações de amigos, chefes ou ex-colegas. Tendo sempre em mente o bom senso antes de qualquer postagem, analisar os pontos positivos e negativos. Quando exploradas corretamente, essas podem ajudar a construir uma imagem positiva e verdadeira de si, interagindo com as pessoas que podem, verdadeiramente, agregar algo na vida pessoal e profissional.