REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 3

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO

Ana Flavia da Fonseca Barroso, Daniel de Souza Pinto, Fernanda Maura Marciano Lopes

Resumo


A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário embasando a gestão e o planejamento estratégico de uma empresa ou corporação. Em outras palavras, é um sistema simples de verificação da posição estratégica da empresa no ambiente. Segundo Rodrigues (2005), para a criação de uma Matriz SWOT é necessário: 1. Análise do Ambiente interno; 2. Análise do Ambiente Externo; 3. Cruzamento de Análises. Este artigo busca aplicar a matriz SWOT em uma empresa de pequeno porte do ramo de confecções da cidade de Juiz de Fora/MG, onde se fez uso de uma pesquisa descritiva e qualitativa, que possibilitou identificar oportunidades e ameaças, assim como pontos fortes e fracos da empresa. Estes dados foram confrontados em uma matriz, na qual foi possível fazer uma análise de impacto de cada variável sobre a outra e com isso gerar planos de ações capazes de conduzir as decisões estratégicas da empresa. Além disso, identificou-se a capacidade ofensiva, defensiva e a vulnerabilidade da empresa. Com esses dados em mãos, foi possível mostrar aos gestores da empresa a importância desse tipo de ferramenta para auxiliar as decisões e a formalização de um planejamento estratégico em uma empresa de pequeno porte do ramo de confecções.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO