REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EMPREENDER NO MUNDO MODERNO: a entrada da tecnologia avançada no mercado digital

Calina Santos Machado, Bruna de Oliveira, Lara Cristine Macedo Souza, Carlos Eduardo Loures Carriço, Davy Lauro de Paula, Letícia Bedette Mendes Salvador

Resumo


Resumo: o termo inovação gerencial se trata da frequente transmutação e propagação de filosofias e princípios de gestão, políticas e práticas, modos de gerir o trabalho e estruturação de conhecimentos acerca da gestão (ALVES, LACERDA E ADAMI, 2022). No mundo moderno, ser uma organização que está à frente do seu segmento tem motivado a gestão nas empresas. Investir em processos gerenciais de inovação deve ser agenda de toda empresa garantindo sua permanência no mercado (ALVES, LACERDA E ADAMI, 2022). Desta forma, falar em inovação digital no mundo corporativo, significa aplicar  tecnologias avançadas, sendo esta essencial para continuar a desfrutar de vantagens competitivas no mercado (COSTA, EGLER & PUIGDEMASA, 2019). Por conseguinte, existem inovações que, além de um novo produto, também precisa de um novo processo, como uma nova estratégia de promoção de um produto inédito (OSLO, 1997). Neste cenário, dependerá de tecnologias avançadas para ser desenvolvido. Objetivos: o estudo visa analisar como as empresas podem aderir as tecnologias inovadoras para alcançar os processos eficientes, seja de marketing, processos ou recursos humanos. Pode-se também afirmar que esta pesquisa tem como objetivo o aprimoramento de ideias ou as descobertas cientificas sobre o tema. Seu desenvolvimento é bastante flexível de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Metodologia: foi realizado a levantamento bibliométrico e revisão da bibliografia científica com a utilização das palavras- chaves definidas pelos autores do estudo, selecionando os artigos a serem referenciados neste trabalho. Segundo Cruz et al. (2003), a pesquisa bibliográfica pode visar um levantamento de trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema estudado no momento. Pode identificar e selecionar métodos e técnicas a serem utilizados, além de fornecer subsídios para redação da introdução e revisão de literatura de projeto ou trabalho (GRAY, 2012). Discussão dos Resultados: tais tecnologias podem,  auxiliar em uma melhor qualidade de trabalho, processos e marketing. Uma inovação é considerada algo novo ou melhorado, um produto (bem ou serviço) ou um processo (VICENTE, 2016). Também é apurada na parte da organização ou marketing de uma empresa. Para que o marketing de um produto possa funcionar bem, a empresa pode seguir os 4P’s: produto (aquilo entregue ao cliente);  preço (o que se paga em custo e valor); praça (canais de distribuição e pontos de venda); e promoção (a divulgação do produto para o público-alvo) (PATZLAFF & PATZLAFF, 2009) . Desta maneira os estudos corroboram de maneira clara a importância das inovações na Era Digital do mundo nas empresas. Conclusão: em conclusão, o trabalho evidenciou que hoje em dia os empreendimentos e empreendedores são dependentes da tecnologia, não de uma maneira ruim, mas constatando que a humanidade avança junto de suas criações no meio digital. Ficou destacado a importância da inovação digital no mundo moderno dos negócios. As empresas que não conseguem acompanhar o desenvolvimento tecnológico acabaram não se destacando no mercado cada vem mais competitivo. Finalizando, a elaboração deste artigo mostrou a importância dos empreendimentos de se adaptarem ao novo método de empreender.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO