COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE E AGILIDADE ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES DE CAPOEIRA E CRIANÇAS NÃO PRATICANTES
Resumo
As crianças passam por um processo de refinamento de habilidades motoras fundamentais, sendo necessário que elas se envolvam em muitas experiências motoras, aumentando o conhecimento do seu corpo e o potencial do movimento. As modalidades que possuem caráter marcial exigem movimentos combinados, executados em todas as direções, como é o caso da capoeira. No Brasil, a capoeira tem se tornado, ao longo das últimas décadas, um importante instrumento de educação, além de uma opção para a prática de atividades físicas. Já tendo sido marginalizada no passado, a capoeira está presente, atualmente, em diferentes classes sociais e nas mais diversas faixas etárias. Estudos demonstram que a capoeira pode contribuir para o desenvolvimento de um perfeito equilíbrio neuromuscular e de ordem psíquica, ajudando no crescimento físico e mental. Sendo assim, pretende-se comparar os níveis de flexibilidade e agilidade em crianças de ambos os sexos, com idade entre 7 e 8 anos, praticantes de capoeira (tempo de prática superior a seis meses) e não praticantes. Serão utilizados dois grupos (PC=praticantes de capoeira; NC=não praticantes de capoeira) com 10 crianças cada. Para avaliação da flexibilidade será empregado o Teste de Sentar e Alcançar com Banco de Wells. Já para avaliação da agilidade será utilizado o Teste de "Shuttle Run" (corrida de ir e vir).
Palavras-chave: Flexibilidade, Crianças, Capoeira.