REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, No 16 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO DOCENTE

Ryan Bernardo da Silva, Adriane Nunes de Souza, Amanda Ribeiro Mendonça, João Marcos de Mello Bastos, Fabiana Pereira Ferreira, André Luiz Gomes de Oliveira

Resumo


O enfermeiro docente é a peça fundamental no ensino de enfermagem, uma vez que ele está diretamente relacionado à formação de novos perfis profissionais, na formação de recursos humanos e na continuidade da formação de novos enfermeiros docentes. Este artigo tem o objetivo de fomentar discussões sobre o papel do enfermeiro docente e como este articula sua prática pedagógica. A formação pedagógica é essencial no planejar, organizar, implementar o processo ensino-aprendizagem e deve ser consolidada com base no domínio de conhecimentos científicos e na atuação investigativa no processo de ensinar e aprender. Para o ensino ser significativo para o estudante, é necessário oferecer aos docentes uma formação adequada e voltada para o desenvolvimento do raciocínio, da autonomia, da criatividade, da comunicação e da capacidade de identificar problemas e buscar alternativas para superá-los.

 

Palavras-chaves: Capacitação profissional; Educação em enfermagem; docente de enfermagem.

 


Texto Completo: PDF